20 de janeiro de 2009

PIRAÇÕES DA NOVA ERA


Esta semana presenciei um fenômeno que bem poderia ser chamado “pirações da nova era”. Confirmando o que diz a literatura... a mediunidade em sua maior parte refere-se a uma dissociação que alguns indivíduos desenvolvem, julgando-se médiuns ou comunicadores de importantes mensagens. O problema é a crença de que o “discurso” provém de uma fonte alheia a si mesmos, pois desenvolvem dois ou mais fluxos de pensamento dos quais não estão conscientes. Ainda estou pesquisando sobre a diferença entre esse tipo de histeria e os casos de múltipla personalidade, porém creio que este último seja um estágio mais avançado do problema, por se tratar de um quadro psicótico. Jung estudou o caso de múltipla personalidade de sua prima “médium” e as personalidades que canalizava tinham muito a ver com o conteúdo da sua Sombra.
É claro que existem os casos genuínos de mediunidade, como o caso de “João de Deus”, que reside em Goiás. Também presenciei muitos fenômenos deste homem, mas o caso dele é realmente outro. Ele certamente recebe algo superior pra falar e fazer as coisas que vi. Mas segundo ele disse numa entrevista, permanece o tempo todo inconsciente. Algo muito diferente do sujeito que veio me explicar, depois de lançar seus impropérios a seu auditório, que “não era ele”.
Também associo isso ao conhecido (e inconsciente) mecanismo de projeção que ocorre quando vemos e nos afetamos com o erro do outro, por não o suportarmos em nós mesmos. Como o sujeito em questão é claramente rígido e moralista, é possível que precise *dissociar* toda a condenação (que deveria dirigir apenas a si) para então “canalizá-la” aos demais. A diferença é que o médium automatiza o mecanismo de tal forma a ponto de sequer desconfiar que os conteúdos também estão nele. O detalhe é que em alguns momentos ele pareceu acertar em cheio as acusações que fazia, a ponto de deixar a vítima estupefata. Mas na maior parte do tempo foi algo claramente aberrativo.
Posso concluir que talvez a mediunidade genuína refira-se a um fenômeno em que as leituras do médium nada tenham a ver com os conteúdos reprimidos do mesmo.
Na verdade houve muito mais a concluir mas o resto é censurado.

Nenhum comentário: